13 de set. de 2012
0 comentários

Who Sampled: descubra as influências musicais de grandes hits, divirta-se e crie pautas de entretenimento


whosampled_logo
Provavelmente você nunca ouviu falar na música “Eighties” do grupo Killing Joke (1984). Mas por outro lado, se tocar “Come as You Are”, do Nivana (1991), o som é reconhecido por praticamente qualquer um. O riff eternizado por Kurt Cobain é fruto de um sample da música lançada em 84. E como descobrir esse tipo de coisa? Existe um site especializado nisso.

Jornalista, blogueiro, publicitário ou marqueteiro, seja lá o que for, uma coisa é certa: todos gostamos de música. Seja você um mero fã ou profissional da área, este site, é, no mínimo, interessante. O Who Sampled (Quem sampleou) é uma verdadeira biblioteca onde você descobre samples, covers e remixes de diversas músicas.

O conceito é simples, conforme assinala o próprio slogan do site, “Exploring the DNA of music”, algo como “Explorando o DNA da música”, em tradução livre. Para descobrir se aquele som ou banda que você curte andou se inspirando ou servindo de inspiração para outros, basta uma busca rápida pelo nome do artista ou da música.

O site é em inglês, assim como a maior parte do seu acervo. Mas artistas brasileiros como o grupo de rap Racionais MC’s, Tim Maia e Caetano Veloso estão por lá. Não se preocupe, idioma não é problema algum para explorar o conteúdo, uma vez que se baseia basicamente nos títulos das músicas.

sample-nirvana
Navegar pelo Who Sampled é uma verdadeira viagem. Descobri clássicos que serviram de inspiração para grandes hits da atualidade, que jamais poderia imaginar. Ao realizar uma busca e acessar o resultado, a música original aparece lado a lado com a versão que contém o sample. A experiência de descoberta é incrível e atiçadora, nos fazendo querer explorar sempre mais.

E o mais legal disso tudo é que o site pode ir muito além de uma maneira de se divertir e encontrar coisa nova. Jornalistas, blogueiros e outros comunicadores que trabalham com música podem transformá-lo em uma ótima ferramenta de pesquisa e criação de pautas.

Um artigo ao estilo “curiosidades” apontando samples ou covers inusitados, por exemplo, seria muito bem-vindo para quem precisa sempre ter novas pautas. Bem, fica a dica!

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top