4 de mai. de 2012
0 comentários

#FF e #FollowFriday: você está fazendo isso certo?


FollowFridayHoje é sexta-feira, dia em que os tuiteiros de plantão entram no clima da já tradicional brincadeira #FollowFriday ou #FF. O ritual consiste em mencionar usuários interessantes para que seus amigos também passem a segui-los. Mas você está fazendo isso certo? Para um especialista em mídias sociais, provavelmente não.

Lauren Dugan publicou um artigo no site AllTwitter, especializado na cobertura do microblog, onde propôs uma dica para deixar o #FF ainda melhor. O especialista aponta que o formato adotado pelos usuários na hora de postar um #FollowFriday se tornou confuso e ineficiente. Algo como o modelo abaixo:

#FF @Ciclano @Fulano @Beltrano @ETC @UmTantoDeGente @MaisContatos @OutrosPerfis @OiMãeEstouNoTwitter

Para Dugan, essa maneira de indicar seus contatos está longe de ser a ideal. O motivo? Ele explica que quando seus seguidores leem esse tweet, eles não têm a mínima ideia do por que esses perfis valeriam a pena serem seguidos. Para quem está vendo, o tweet pode não passar de um emaranhado de contas mencionadas aleatoriamente, e por isso é ignorado.

Afinal não dá para saber, na primeira impressão, se as contas citadas no #FF são celebridades, agências, especialistas em um determinado assunto, atletas, etc. Logo, não teríamos tanto estímulo para seguir, e como no Twitter tudo é muito rápido, quem gastaria seu tempo checando os perfis um por um? Menos pessoas do que desejávamos atingir, certamente.

A solução, de acordo com Dugan, é bem simples. Ao invés de tuitar o #FF mencionando duas a seis contas de uma vez sem contextualizá-las, publique em outro formato. Se você quer indicar cinco pessoas naquela sexta, poste um tweet para cada, explicando quem ela é e por que merece ser seguida.

#FF @Ciclano – blogueiro e especialista em mídias sociais
#FF @Fulano – estudante de jornalismo e interessado em tecnologia


E por ai vai.

A dica publicada no AllTwitter é bem válida, pois ajuda a resgatar a principal ideia do Follow Friday, que é indicar e seguir perfis que realmente possam nos interessar no microblog.

#ficaadica

E por falar em Twitter, aproveite para manter contato conosco por lá também. Siga a @colunadigital!

Veja também:

- Marcas tem menos seguidores do que celebridades no Twitter, mas lideram no Facebook


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top