12 de abr. de 2012
0 comentários

Aprenda a identificar golpes virtuais – Mensagem falsa se passa pela loja Compra Fácil


PhishingNesta semana me deparei com um suposto e-mail da loja virtual Compra Fácil (www.comprafacil.com.br). A mensagem se passava por uma confirmação de compra trazendo um link para “acompanhar o pedido”. Mas como assim? Não comprei nada! Obviamente se tratava de um golpe.

Criminosos virtuais costumam usar nomes de empresas e outras instituições de confiança para enganar os usuários menos atentos. Todo cuidado é pouco quando receber uma mensagem suspeita. Por isso vou ensinar algumas dicas para você aprender a identificar e-mails falsos, golpes, ataques de phishing e vírus.

A mensagem que recebi no e-mail em nome da loja Compra Fácil servirá como base. Abaixo, um print da tela com um mapa das dicas.

golpecomprafacil

Vamos à análise:

1 - A primeira coisa que reparei de errado na mensagem foi o fato de o e-mail ter sido enviado por um contato, e não por um endereço oficial da loja.

2 – Há vários outros contatos em CC. Pense, se fosse uma compra SUA, como a mensagem iria para várias pessoas ao mesmo tempo?

3 – A logo presente na mensagem não é a mesma encontrada no site oficial da loja, embora seja bem semelhante.

4 – O corpo do e-mail, na verdade, é uma grande imagem contendo um link externo. Se você clicar em qualquer ponto dela, será redirecionado (observe que o ponteiro do mouse virou aquela “mãozinha” mesmo sem estar na reta do link).

5 – O endereço de destino do link é completamente diferente daquele presente na mensagem. Para descobrir isso, basta deixar o mouse sobre o link e observar a barra de status do navegador, lá embaixo. Se o destino é diferente, há algo de errado.

6 – Erros de português. Às vezes eles podem ser muitos, inclusive no campo “Assunto” do e-mail. Mas neste caso, só houve um: “alguém” sem acento. Mensagens oficiais raramente trazem erros ortográficos.

Considerações finais

Como percebeu, não é tão difícil identificar uma mensagem mentirosa. Essas farsas podem conter desde um simples vírus a até mesmo um ataque de phishing, onde tentam roubar informações como dados bancários, por exemplo. (Já até escrevi no blog Mundo Zoom sobre uma tentativa dessas usando o nome da Apple).

O importante é estar sempre atento para não se tornar mais uma vítima dos criminosos virtuais, que aproveitam da curiosidade e da inocência de certos usuários para cometer seus delitos.

Se você não tem paciência para tentar identificar indícios de que uma mensagem pode ser falsa, aqui vai uma dica final: caso tenha certeza de que aquilo não tem nada a ver com você, tipo um e-mail de um banco que não é o seu, simplesmente apague. Pronto.

Aproveite e mantenha contato conosco. Nos siga no Twitter e curta a página no Facebook. Se tiver algum comentário, sinta-se livre para participar da conversa, vai ser um prazer!


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top