11 de abr. de 2012
0 comentários

Histórico da rivalidade entre Android e iOS - Infográfico


androidvsiosFoi lançado um infográfico bem interessante com a história da rivalidade entre dois dos principais sistemas móveis da atualidade: iOS e Android OS. O gráfico é ideal para pesquisas rápidas, com informações como as datas de lançamento, número de apps e vendas de cada plataforma. Tudo de forma simples e objetiva.

A arte foi desenvolvida no pela Lookout, empresa especializada em segurança mobile. O infográfico foi publicado no dia 29 de março pela companhia, portanto é bem atual. E eu o encontrei no blog A Boa de Hoje. Mas então, agora, vamos aos dados.

Ambos os sistemas têm menos de cinco anos de existência, sendo o Android um ano e três meses mais novo que o iOS. A plataforma do Google já teve oito versões diferentes lançadas (1.0, Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb e Ice Cream Sandwich), enquanto a da Apple somente cinco (1.0, 2.0.1, 3.0, 4.0 e 5.0).

No início da disputa, em meados de 2008, o iPhone dominava o mercado. Porém, em 2011, os dispositivos Android já lideravam com folga. O gráfico ainda aponta que ao final deste ano, a soma de aparelhos das duas plataformas vai alcançar a marca de 1 bilhão de unidades ativadas desde seus respectivos lançamentos.

Quando o assunto são os aplicativos, o iOS leva vantagem. A App Store, lançada em julho de 2008, disponibiliza mais de 550 mil apps, enquanto a Google Play (antiga Android Market), presente desde outubro do mesmo ano, oferece cerca de 400 mil. As duas juntas ultrapassam 20 bilhões de downloads. O Facebook é o app gratuito mais baixado em ambas as lojas virtuais.

O infográfico também revela outros dados curiosos. O primeiro dispositivo Android presente no mercado foi o smartphone Dream G1, da HTC. O app mais caro da Google Play se chama “Got Cash?”, custando $200. Na App Store, o posto fica com o “BarMax CA” com o preço de $999.

Apenas no dia de Natal em 2011, aproximadamente 242 milhões de apps foram baixados nas duas lojas virtuais. O jogo Angry Birds, sozinho, obteve 6.5 milhões de downloads. E ao longo do mesmo ano, o game rendeu $100 milhões para sua fabricante, a Rovio, com mais de 500 milhões de downloads.

ios-vs-android


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top