19 de jan. de 2012
0 comentários

Opinião: Novos recursos do Facebook podem mudar nosso modo de compartilhar na rede


sky-blue-facebook-open-graph-like-t-shirts_designO Facebook anunciou ontem oficialmente o lançamento de mais de 60 apps que irão mudar (ainda mais) a maneira de se comportar na rede. A nova plataforma, batizada de Open Graph, possibilita a criação das mais diversas “ações” a serem compartilhadas na rede. Agora, os usuários irão “ler”, “ouvir”, “assistir”, “cozinhar”...

A nova atualização mostra como Mark Zuckerberg está se empenhando para transformar o Facebook no centro de nossas vidas on-line. Não sei até quando isso é bom ou ruim. Mas o que realmente me motivou a escrever foi o questionamento sobre como nosso comportamento será afetado na rede.

A última grande mudança de comportamento no Facebook se deu com a migração dos usuários do Orkut. Afirmar isso não é uma questão de preconceito, mas de simplesmente reconhecer que quando dezenas de milhões de pessoas chegam a um lugar, algo de diferente tende a acontecer.

Já até cheguei a escrever um artigo falando sobre como a opção “Compartilhar” estava se tornando tão popular quanto “Curtir”, o que antes não acontecia.

Mas e quanto aos novos aplicativos Open Graph, quais os impactos sua inclusão nos trará?

Algo já é fato: o Feed e o Ticker vão ficar (muito) mais lotados.

Se os usuários realmente se engajarem na ideia de publicar suas atividades através de aplicativos, talvez o índice de compartilhamento de conteúdo pronto (criado pelas fanpages) tenha uma queda. Isso significa que experimentaríamos outra grande mudança na cultura de compartilhamento no Facebook.

As atualizações, que pipocam tanto no Feed de Notícias quanto no polêmico Ticker, podem ficar ainda mais irritantes. Você corre o risco de receber o dia inteiro coisas como “Fulano preparou um bolo”, “Fulano comeu um bolo”, “Fulano bebeu café”, e por ai vai.

Por outro lado, também podem agregar, nos ajudando a descobrir novas músicas, notícias, filmes e artigos consumidos por nossos amigos.

facebook app opengraph(Exemplo de usuário compartilhando os pratos que ele “desejou” e os que efetivamente “comeu”)

Tudo depende do modo como reagiremos aos novos recursos. Afinal, quando temos 36 milhões de usuários apenas no Brasil, as possibilidades são muitas, e o que manda é a criatividade (ou falta dela).

Resta esperar e experimentar para descobrir se seremos contagiados por estes aplicativos Open Graph, o usando de maneiras interessantes, ou se apenas aumentaremos a lista de contatos com a assinatura cancelada.

A lista de apps disponíveis para instalar no Facebook está disponível numa página especial preparada pela rede. Acesse aqui.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top