3 de mai. de 2013
0 comentários

Apps para Jornalistas: Newsy compila em vídeo notícias de diversas fontes


Newsy aplicativo para jornalistas

O consumo de notícias em dispositivos móveis é uma tendência crescente. Estudo do Pew Research Center divulgado em 2012 apontou que 27% dos americanos se informam via mobile. Essa nova realidade representa desafios e oportunidades para o jornalismo, que tenta se adaptar ao formato móvel.

Entre as iniciativas e empreendimentos jornalísticos voltados ao público mobile, um bom exemplo é o Newsy.

Notícias formatadas para mobile


O Newsy está no ponto entre jornalismo factual e analítico. Em vídeos com duração média de 2 minutos, as notícias abandonam o tradicional formato telejornalístico para apresentação sob as diferentes perspectivas compiladas de outros veículos.

Com esse formato misto, o Newsy promete não só informar, mas ajudar a compreender o fato. Tudo com a agilidade e versatilidade que precisamos em nossos smartphones e tablets: vídeos curtos, linguagem simples e informações de várias fontes.

O trabalho da equipe do Newsy não é necessariamente apurar a notícia, mas dissecar suas versões na grande mídia para sintetizá-la e distribuí-la em um só canal. Em outras palavras, o jornalista faz o trabalho do público que, cada vez mais móvel e bombardeado de informações, não tem tempo (ou ânimo) para realizar.



O aplicativo móvel


O Newsy tem aplicativos gratuitos para iOS (iPhone e iPad), Android, Windows Phone e Blackberry, além da versão web. Todos estão disponíveis apenas em inglês.

As notícias são atualizadas diversas vezes ao longo do dia. As editorias são Tecnologia, Mundo, Esportes, Política, EUA, Negócios, Saúde e Entretenimento. Os vídeos podem ser baixados para assistir offline, adicionais à playlists e compartilhados em redes sociais.

Jornalismo móvel e compilação


O formato de conteúdo jornalístico para mobile baseado em resumos e compilações de informações de diversas fontes também marca startups como NowThisNews e Summly. A tendência de um jornalismo mais analítico foi tema desse post.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top