13 de fev. de 2013
0 comentários

Editor do Financial Times aponta tendências para o jornalismo impresso


Lionel Barber  fala sobre jornalismo impresso
Em entrevista publicada pelo The Guardian, Lionel Barber, editor do Financial Times, falou sobre novos modelos de negócio e formatos para distribuição de notícias no jornalismo impresso. Barber reconhece as mudanças e aposta na adaptação dos meio tradicionais como tendência.

“Nosso negócio está mudando. Não precisamos mais atualizar o impresso pela madrugada, então não há necessidade de tantas pessoas trabalhando em horários antissociais produzindo um jornal com notícias em tempo real” disse Barber. “Isso é como na era do vapor. Agora as notícias são atualizadas no website”.

“(O impresso) É uma fonte vital de receita de publicidade, e eu faço questão que os jornais ainda sobrevivam por um tempo. Ele também é um acessório de moda, um meio de marketing. E algumas pessoas, sobretudo nossos compradores mais velhos, ainda querem ler a notícia impressa”, comenta.

No entanto, para não perder a relevância, o formato do conteúdo no jornal impresso deve ser adaptado para uma abordagem mais aprofundada, de acordo com Barber.

“As notícias não estão mais no impresso. Os jornais precisam de um senso de atemporalidade e relevância, mas com algum conteúdo factual - o que não significa que devemos incluir no jornal o que aconteceu às 23h da noite anterior”, observa. “A questão está entre publicar no impresso boas reportagens ou material pouco apurado – sendo que notícias urgentes podem ser exibidas em telas”, completa.

Para o editor do Financial Times, o futuro do jornalismo ainda reserva muitas surpresas – algumas delas, o CEO do Google, Eric Schmidt, arriscou em prever. A única coisa que ele está certo é que o caminho é o digital, mas por enquanto a versão impressa continua importante.

A entrevista completa pode ser vista no site do The Guardian, em inglês.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top