23 de jul. de 2012
0 comentários

Office 2013 reflete tendências da comunicação: nuvem e mobile


office-2013-skydrive
A Microsoft anunciou nesta semana o lançamento do Office 2013. Entre as diversas novidades do pacote, algumas se destacam: sincronização de documentos com a nuvem e integração com dispositivos móveis. Esse é um reflexo direto de algumas tendências que costumo comentar por aqui: mobilidade e nuvem.

Não pretendo fazer um review do software neste post. O objetivo é despertar a reflexão sobre como essas tendências estão cada vez mais presentes em nossa rotina, mostrando que o futuro é agora. Não só Blogueiros e Jornalistas deve ficar atentos a difusão desses recursos, mas qualquer um que produza conteúdo digital.

Sincronização com a nuvem

Na correria diária, dificilmente usamos apenas um computador: tem o de casa, o do trabalho e o notebook - sem contar os aparelhos mobile. Ao trabalhar num documento, precisamos tê-lo à disposição a qualquer hora e lugar. Por isso é fundamental pensar em soluções que atendam essa demanda. Afinal ninguém quer perder tempo e amargar a sensação de menos produtividade.

Normalmente mantemos uma cópia no pendrive e uma online. Serviços como Google Drive e DropBox, aliados ao bom e velho e-mail já cumprem esse papel. E aos poucos eles vem se tornando extremamente populares e, sim, indispensáveis para quem começa a usá-los.

A sincronização de documentos do Office 2013 é instantânea e quase automática, basta salvar o documento normalmente. O serviço utilizado é o Skydrive, que disponibiliza 7GB para armazenamento online grátis. O que isso significa? Praticidade.

Ainda que não utilize a nova versão do Office, pense em como os serviços de armazenamento de arquivo em nuvem podem ser úteis em seu dia-a-dia. Seja prático. Skydrive, Google Drive e DropBox são ótimas opções gratuitas.

Integração com dispositivos móveis

A mobilidade vem amarrada à sicronização de arquivos online. A coisa fica ainda melhor quando, além de trabalhar num documento em qualquer computador, podemos acessá-lo em nosso tablet e smartphone. Isso sem contar a facilidade para compartilha-los com outras pessoas.

Por isso é válido procurar utilizar programas que oferecem suporte tanto nas plataformas portáteis como nos desktops. O Office traz essa proposta, principalmente com o lançamento do Surface. Mas para não soar como um publieditorial, volto a ressaltar que o importante é captar a ideia e pensar num modo de aumentar a produtividade usando esses conceitos. E não necessariamente esse software.

O Evernote é uma boa opção por trazer algumas dessas características. O serviço de notas facilita, e muito, nosso trabalho em determinadas situações. Quando escrevemos uma nota no celular, em questão de segundos ela está disponível na web, no computador, no tablet e onde mais quisermos acessá-la. Além disso, os portáteis podem ser otimizados para se transformarem grandes ferramentas de trabalho no Jornalismo.

Se você ainda não faz, preste a atenção: de agora em diante, pense online, pense móvel e, na medida do possível, absorva essa nova realidade e aproveite o que ela tem de melhor a nos oferecer.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top