22 de jun. de 2012
0 comentários

Mulheres e Mídias Sociais: na hora da compra, Blogs e Pinterest influenciam mais


Influência das mídias sociais na compra das mulheres
Qual a relação das mulheres com as mídias sociais na hora de fazer compras? Infográfico criado por uma consultoria voltada para empresas fundadas por mulheres, a Jumpthru, traz dados bem interessantes sobre o assunto. As mulheres confiam mais nas informações publicadas no Pinterest do que no Twitter. Na hora da compra, Blogs influenciam mais a mulher na internet.

Os dados apresentados no infográfico foram retirados do Blogher.com, uma comunidade online de mulheres blogueiras. Essas informações são preciosas para os profissionais de marketing digital cujo público alvo é a mulher. As plataformas levadas em consideração foram Blogs, Facebook, Twitter e Pinterest.

Mídias Sociais que as mulheres mais confiam:

1º - Blogs – 81%

2º - Pinterest – 81%

3º - Twitter – 73%

4º - Facebook – 67%

Mídias Sociais cujas informações levaram a mulher a comprar um produto

1º - Blogs – 61%

2º - Pinterest – 47%

3º - Facebook – 33% 

4º - Twitter – 31%

No que diz respeito à credibilidade como fonte de informações sobre produtos, percebemos que os Blogs, Pinterest, Twitter e Facebook são preferência do público feminino. Mas nem só de compras vivem as mulheres. Elas também usam as mídias sociais para outros fins. 
Abaixo listei as duas redes mais populares para cada finalidade apontada no infográfico.

Mídias sociais para outros fins

- Entre as mídias abordadas, o Facebook é o mais escolhido pelas mulheres para se divertir (77%). O Pinterest segue em segundo com 58%.

- Para interagir com sua comunidade, o público feminino também elegeu o Facebook como principal meio (41%). Em seguida, o Twitter com 33%. 

- O Facebook é a melhor plataforma para se comunicar com amigos e família para 87% da mulheres. O Twitter, segundo colocado tem apenas 39% da preferência.

- Entretenimento: Facebook (59%) e Pinterest (54%).

Os Blogs são líderes absolutos na hora de uma mulher obter informações mais aprofundadas:

- 36% o usam para ajudar em decisões de compra; Twitter (21%)

- 37% pesquisar informações sobre um produto; Pinterest (26%)

- 39% buscam conselhos e avaliações em blogs; 35% no Facebook

- 41% descobrem sobre novos produtos; 39% fazem isso no Pinterest

Conclusão

Essas informações são uma boa referência para sabermos um pouco mais sobre o comportamento desse público nas redes sociais. Na hora de elaborar uma estratégia de presença online, com certeza as mídias que influem mais na decisão de compra das mulheres devem ser levadas em consideração.

Mas não se iluda: independente da plataforma, a qualidade (ou não) do seu produto é que vai falar mais alto. Portanto, antes de investir em qualquer mídia social para ajudar no crescimento das vendas, preocupe em oferecer algo que realmente valha a pena.

Infográfico sobre mulheres, mídias sociais e blogs para compras


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top