23 de mai. de 2012
0 comentários

So.cl – primeiras impressões da rede social da Microsoft


socl
A Microsoft lançou nesta semana a sua própria rede social, o So.cl. Focado no público jovem, o site surge com a proposta de transformar a experiência de pesquisa na internet um pouco mais social (e nada de competir com o Facebook). Recebi o convite para participar da rede e agora trago as primeiras impressões do So.cl.

Vamos começar pelo início. Para abrir uma conta no So.cl (pronuncia-se “social”), basta acessar o site e escolher como quer se cadastrar. Existem duas opções: pela conta do Facebook ou do Windows Live. Após se decidir, basta esperar o envio de um convite para seu e-mail. O meu demorou apenas um dia para chegar.

As características do So.cl que chamaram minha atenção logo de primeira foram as seguintes:

(inseri dois prints contendo grande parte dos itens)

- A rede é toda em inglês, mas existe opção de traduzir os resultados das buscas para nosso idioma.

- Sugestão de tópicos (Música, Tecnologia, Mídias Sociais, etc) e usuários a serem seguidos na aba “Explore”

- Não “adicionamos amigos”, mas seguimos e somos seguidos pelos usuários, assim como no Twitter (veja na imagem abaixo)

- o Feed (página inicial) é divido em sessões onde podemos ver postagens/buscas de todos os usuários da rede, apenas os que seguimos, interações e próprios posts (veja na imagem abaixo)

- As postagens são feitas com base em pesquisas realizadas numa caixa de busca no topo da tela (veja na imagem abaixo)

socl-feed-interests
- O provedor padrão das pesquisas é o Bing, mas pode ser trocado pelo Google

- Podemos inserir links, imagens, vídeos e comentários nos posts. Tudo baseado nas palavras-chave pesquisadas (veja na imagem acima) 
 
- Há possibilidade de publicar atualizações de status, como no Facebook

- As publicações podem ser “Curtidas”, receber um “Riff”, classificadas com uma tag (palavra-chave), compartilhadas e comentadas por qualquer usuário da rede. Há o modo “Público” e “Privado”, onde nada disso acima é permitido (veja na imagem acima) 

-Riff” é uma espécie de resposta a um post específico, assim como acontece em Fóruns ou comunidades do Orkut, por exemplo. O post antigo é mencionado numa nova publicação, que pode conter fotos, texto, etc. Tudo baseado em buscas socl-notificao-parties

- O botão “Curtir” é uma simpática carinha :) (veja na imagem acima) 

- Faça tags nas próprias pesquisas ou dos outros e acompanhe tudo o que é publicado com aquela etiqueta na rede. Faça isso através da aba “Interests” (veja na imagem acima) 

- O sistema de notificações é bem semelhante ao do Google +. Consiste num pequeno quadrado no canto superior esquerdo da tela, onde também se encontra seu nome e foto, seguido pelo número de notificações (veja ao lado)

- Usuários podem trocar mensagens privadas

- Parties são playlists de vídeos que qualquer usuário pode criar. Bem semelhante às listas de reprodução do Youtube  (veja ao lado)

Conclusão

O So.cl pode parecer meio confuso a princípio, mas aos poucos vamos nos acostumando com o layout e, claro, com a proposta da rede: transformar a experiência de busca na internet um pouco mais social. Se o projeto vingar, certamente será uma ótima maneira de descobrir conteúdo interessante na internet.

O propósito do So.cl é tornar a experiência de pesquisa um pouco mais social, contribuindo principalmente com estudantes. No desenvolvimento de um trabalho acadêmico, por exemplo, eles podem, em tempo real, saber o que seus colegas de grupo estão encontrando na web e interagir com eles.

Não é difícil de perceber a presença de recursos semelhantes aos de redes sociais consagradas atualmente. Acredito que isso é um fator positivo para uma fácil adaptação dos usuários, que aos poucos vão se sentindo em casa. E por fim, não querer competir diretamente com outra rede, assim como o Google fez, pode ser determinante para o sucesso da Microsoft em sua empreitada social. Pois buscar seu próprio nicho sempre se mostrou uma eficiente fórmula para alcançar o sucesso.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top