26 de mar. de 2013
0 comentários

Qual mídia mais popular para as últimas notícias? A TV, diz estudo


Notícias na televisão
Pesquisa internacional realizada BBC revelou que a televisão é a mídia mais usada pelo público para acompanhar as últimas notícias. 42% dos entrevistados preferem a TV como primeira opção para se atualizar. De acordo com companhia, foram ouvidas 3.600 pessoas de nove países, cuja lista está no final do texto – e não inclui o Brasil.

O levantamento aponta que computadores pessoais estão em segundo lugar como “primeiro meio de acompanhar as notícias”, com 29%. Smartphones seguem com 18% e tablets com 10%, talvez resultado da falta de conteúdo jornalístico formatado para mobile. Por outro lado, esses dispositivos somados mostram que a maioria dos pesquisados prefere ver as últimas notícias online – ou estou errado?

Duas telas ao mesmo tempo: oportunidade transmídia

O estudo também evidencia a crescente tendência do público consumir duas mídias ao mesmo tempo: 83% dos entrevistados admitiram assistir TV enquanto usavam tablets. 43% dos que possuem tablets disseram assistir mais televisão hoje do que há cinco anos. Oportunidade à vista.

Veículos podem implementar estratégias de comunicação transmídia em seus telejornais. O telespectador que acompanha as notícias é potencial internauta e visitante do seu site, onde a história pode ser complementada com dados adicionais, links, memória e tudo mais o que o webjornalismo tem a oferecer.
 
Esse tipo de prática não é novidade em telejornais como o Jornal Hoje, da Rede Globo e tantos outros por ai. No entanto, ao ter em mãos mais dados que comprovem a tendência “multimidiática” do público é, no mínimo, mais um estímulo na busca pela inovação.

Sobre o estudo

A pesquisa foi realizada pela BBC World News TV e BBC.com em parceria com a InSites Consulting, empresa especializada em pesquisas de marketing. Foram entrevistadas 3.600 pessoas que possuem algum tipo de dispositivo tecnológico em nove países: Austrália, Singapura, Índia, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Polônia, Alemanha, França e Estados Unidos.

Não achei link para a publicação integral. Os dados são dos blogs TechCrunch, Journalism.uk e Clases de Periodismo, que também não informam a data da pesquisa, apenas citam o release enviado pela BBC à sua redação nesta semana.

Foto: stock.xchng

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top