15 de jun. de 2012
0 comentários

Redes Sociais nos deixam mais antissociais ou ampliam horizontes?


Qua o impacto das redes sociais na vida das pessoas?

Como as redes sociais online estão afetando nossa vida social ao vivo? Ao mesmo tempo em que elas nos distanciam um pouco do mundo real, as mídias sociais são consideradas um ótimo meio para pessoas tímidas e solitárias fazerem novos amigos. Confira alguns dados que traduzem o impacto das mídias sociais na vida real.

Vida Social Online x Vida Social Offline

Pesquisa realizada pelo site de relacionamentos Badoo revela alguns dados interessantes sobre a relação entre nossa vida social na internet e ao vivo.
Como as pessoas usam as mídias sociais para manter as amizades na “vida real”?

- 62% compartilham notícias boas, como gravidez, noivado, etc

- Agendam compromissos com seus amigos, sendo que, entre esses 43% tem de 18 a 24 anos de idade e 16% estão nas demais faixas etárias

- 84% usam as mídias sociais para manter contato com amigos que moram longe

- 24% dos americanos admitiram já ter mentido ou exagerado em alguma informação sobre si para impressionar ou se livrar de alguém que conheceram online

Mais social ou antissocial?

Entre os americanos que responderam a pesquisa do Badoo:

- 24% já perderam algum momento ou evento importante em sua vida por estarem muito ocupados online em alguma rede social.

- 39% gastam mais tempo socializando online do que cara a cara 

- 20% preferem mensagens de texto e chats a conversas ao vivo

- 33% se sentem mais confortáveis conhecendo pessoas online do que pessoalmente

- 55% disseram ter aumentado sua autoconfiança graça a essas plataformas de relacionamento

- 26% acreditam que esses sites facilitam a criação de novas amizades

- 83% concordam que as redes sociais ajudam pessoas tímidas e solitárias fazerem novos amigos

- 73% ressaltam a utilidade das redes para reencontrar velhos conhecidos

Por outro lado, uma pesquisa feita em Hong Kong mostra que as amizades off-line oferecem são muito mais envolventes do que as virtuais. Os entrevistados afirmaram que essas amizades têm mais confiança, profundidade, compreensão, vontade de estar próximo e durabilidade.

Facebook substitui a “vida real”?

Dados revelam quanto tempo passamos no Facebook diariamente:  
Infográfico demonstra a influência das redes sociais em nossa vida real
- A cada dia, os usuários do mundo inteiro gastam aproximadamente 10,5 bilhões de minutos no Facebook, o que não inclui os acessos via celular (imagina se incluísse?). 

- Por mês, os americanos passam 441 minutos conectados no Facebook em dispositivos mobile. No site, são 391 minutos. Olha a mobilidade ganhando espaço ai!  

- Diariamente, o país cujos cidadãos ficam mais tempo no Facebook é a Cingapura. Em média, o povo de lá fica quase 39 minutos online todo dia. No Brasil, gastamos 18 minutos em média na rede social por dia.

- Apenas 50% dos usuários do Facebook têm mais de 100 amigos.

Fonte

Esses dados foram retirados de um infográfico criado pelo Schools.com. O site, por sua vez, retirou as informações de diversas pesquisas, que incluem fontes como o Badoo e o site especializado em tecnologia ZDNet, entre outros. Para ver o infográfico em tamanho real (em inglês), acesse o site Schools.com no link acima.

Conclusão

A compilação de todos esses dados me levou a uma simples palavra-chave: relacionamento. Ainda que pensemos sob o ponto de vista profissional, se relacionar com os outros é o grande fator que nos faz passar tanto tempo nas redes sociais.

É impossível separar a vida real da vida virtual. Atualmente tudo o que fazemos online pode repercutir offline e vice versa. É importante saber a relação entre essas duas realidades para conhecermos melhor não só o público que visamos atingir com nosso trabalho, mas a nós mesmos enquanto internautas.

A internet e as mídias sociais já são parte fundamental da vida de muita gente. Saber trabalhar essa naturalidade com a qual tais ferramentas são encaradas pelo público é essencial para garantirmos uma presença consistente e relevante para nossa audiência.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top