6 de jun. de 2012
0 comentários

Anúncios e comentários sobre produtos são pouco eficazes no Facebook, aponta pesquisa


Publicidade e Marketing no FacebookO conteúdo postado no Facebook tem sido pouco atraente para você? Uma pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos afirma que sim. O levantamento aponta resultados negativos em termos de publicidade e tempo de navegação na rede social. Os números servem de alerta principalmente para os profissionais de marketing que atuam no site.

A pesquisa foi realizada on-line, contando com mais de 1.000 participantes (todos norte-americanos). Os resultados seguem abaixo:

- Quatro de cada cinco entrevistados nunca comprou um produto ou contratou um serviço baseado em anúncios ou comentários no Facebook

- 34% dos usuários da rede social estão passando menos tempo no site se comparados há seis meses. 20% gasta mais tempo em relação o mesmo período. 46% diz ficar o mesmo que antes.

- As alegações mais frequentes dos 34% que disseram ficar menos tempo no Facebook eram “tédio”, “nada de relevante” e “nada de útil” na rede social

- 44% afirma que a frustração do Facebook ao lançar sua IPO os deixou com uma imagem menos favorável da empresa. 46% disseram que o fato os estimulou a ter mais cuidados quanto a investir no mercado em geral

- Aproximadamente 40% disse usar o Facebook todos os dias

- 21% dos entrevistados não têm conta na rede social

O que podemos tirar de positivo dessa pesquisa é o fato de que os usuários do Facebook têm mais tendência a engajar com conteúdo não comercial do que publicidade. Parece óbvio, mas não é tão simples assim. As empresas presentes na rede social devem se preocupar primeiramente em se relacionar com seu público e não apenas vender, vender e vender.

Veja também: Ebook gratuito ensina a criar e otimizar anúncios no Facebook


Os números são negativos. Mas não há motivos para muito alarde. Ultimamente estão pipocando textos apocalípticos em relação ao Facebook. Analistas dispararam a decretar a morte da rede social, o fracasso na bolsa de valores é manchete todo dia em diversas publicações e por ai vai. Não estou dizendo que isso seja bobagem ou mentira, só observei o fato de que o assunto ficou mais popular do que nunca na internet.

De fato o Facebook está enfrentando dificuldades para se manter no topo por um logo período de tempo. A ascensão dos dispositivos móveis é apontada como principal calo no pé de Zuckerberg. A rede social ainda não encontrou uma maneira eficaz de ganhar dinheiro e oferecer uma experiência mais completa nessas plataformas. 

Caso queira saber mais sobre o assunto, já escrevi um artigo falando sobre como o Facebook está tentando lidar com as plataformas móveis.

(via AllFacebook)

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top