26 de jul. de 2012
0 comentários

Leitura Social no Facebook e sua influência no Jornalismo Online


facebook-app-center-noticias
O Facebook lançou seu App Center (Central de Aplicativos), um agregador de apps disponíveis na rede social. Entre as diversas categorias, explorei a de Notícias, e é disso que vamos falar por aqui: Aplicativos de Leitura Social e sua influência no Jornalismo.

Não adianta. A Web, o Social e o Mobile já estão entremeados ao Jornalismo. Aplicativos de Leitura Social são apenas um reflexo dessa formidável combinação propiciada pelas novas mídias. No App Center do Facebook, encontrei algo em torno de 25 na categoria “Notícias”. Escolhi seis para ir mais a fundo: Yahoo!, Terra, Seus amigos no G1, The Guardian, WSJ e Mashable.

O objetivo aqui é tentar entender como a ascensão da Leitura Social nos favorece enquanto Jornalistas e leitores, e não necessariamente fazer um review de cada app que testei.

O primeiro ponto a ser observado é o seguinte: embora os apps sejam ligados ao Facebook, geralmente eles rodam em segundo plano enquanto navegamos no próprio site de notícias.

Ao instalar o aplicativo do Terra, sempre que ler uma notícia diretamente no portal, ele compartilha a leitura automaticamente no Facebook. Em outros casos, como no Yahoo!, o noticiário reserva um espaço da página com as atividades de seus amigos e os artigos mais populares na rede social, o que também é o caso do Seus amigos no G1.

Esse mecanismo favorece o veículo e o leitor em alguns aspectos.

Vantagens da Leitura Social de Notícias

- O leitor tem menos trabalho para compartilhar as notícias que lê.

- Facilita a interação com os amigos a partir de leituras em comum, estimulando a troca de ideias e consumo de conteúdo que dificilmente encontraríamos de outro modo

- Identifica o que é tendência entre seus amigos e a base de usuários como um todo: quais estórias são mais populares no Facebook?

- Em alguns casos, como no WSJ, é possível seguir determinados usuários, os transformando em “Editores” do jornal. Personalização do conteúdo com base no critério Social

- Alguns apps são compatíveis com dispositivos mobile

- Aumenta o tráfego de referência para os sites, ampliando a visibilidade do conteúdo

Não é complicado perceber que a Leitura Social, pode, ainda que discretamente, transformar nossa experiência de consumo e produção noticiosa na web. Jornalistas e editores têm mais um meio de identificar quais artigos, estilos, etc são mais populares entre seu público. Leitores influenciam e são influenciados com maior frequência por seus amigos na hora de ler algo.

É hora de entender melhor a relação das redes sociais com Jornalismo e aplicar a engenharia reversa na imprensa, como propôs o Jornalista Cleyton Carlos no Blog Mídia 8.

Evitando problemas com a Leitura Social

O recurso pode ferir a privacidade do usuário ou mesmo sobrecarregar o Feed de Notícias do Facebook.

Todos os aplicativos oferecem configurações de privacidade, onde é possível determinar quem e quando os artigos lidos por você serão vistos por seus amigos do Facebook. É importante pensar sobre essa questão, afinal, quando compartilhamos todas as nossas atividades na rede, acabamos criando um verdadeiro “rastro” online. E isso é perigoso, porque não queremos nos expor mais do que o necessário e nem inundar o Feed de nossos contatos.

Pena que o preço desses apps não seja muito baixo, o que ainda inviabiliza a implantação desse recurso para grande parte dos veículos, especialmente os mais modestos e regionais.

E você, o que acha da relação do Jornalismo com Leitura Social no Facebook?


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top