17 de ago. de 2012
0 comentários

Medium, Branch e Jornalismo: transformação nas plataformas de conteúdo web?


Plataformas de conteúdo Medium e Branch
O lançamento das plataformas sociais Medium e Branch nesta semana está causando grande buzz nos noticiários de tecnologia. Criadas pelos mesmos fundadores do Blogger e Twitter - Evan Williams e Biz Stone – os serviços prometem transformar a maneira como publicamos conteúdo na web. Mas será mesmo?

Tanto o Medium quanto o Branch ainda não estão totalmente disponíveis para o público em geral. Mas pelo o que foi apresentado sobre as plataformas, a proposta se baseia em dois princípios: organização e simplicidade.

Plataformas de conteúdo Medium

De acordo com Evan Williams, no Medium, o usuário “não precisa se preocupar em ser blogueiro e construir audiência”. O serviço oferece uma plataforma quase minimalista de publicação e curadoria de conteúdo. Os posts são organizados em “coleções” dividas por categorias, além de receber votação de outros usuários. Há quem diga que o Medium é um “Tumblr mais organizado”.

Plataformas de conteúdo Branch

O Branch se assemelha com um fórum de discussões, mas completamente integrado com outras mídias sociais. O serviço permite criar tópicos e convidar usuários para participar da conversa, o que inclui participação via e-mail ou Twitter. As dicussões podem ser incorporadas em outras plataformas, possibilitando novos formatos de organização e construção de um post num blog, por exemplo. 

Como o Medium e o Branch podem afetar o Jornalismo Digital?

Não sei.

Mas uma coisa ficou muito clara nessas duas novas plataformas: o que importa é o conteúdo. O lançamento de serviços que estimulam a publicação sem qualquer dificuldade, inclusive de ser encontrado, é quase que um aviso: ei, nós já fizemos a parte chata, agora se concentre apenas em postar conteúdo de qualidade.

Produzir conteúdo de qualidade não é uma tarefa fácil. Mas não ter preocupação com os aspectos técnicos que um blog demanda, como HTML, widgets e SEO, por exemplo, alivia e muito a barra de quem gosta mesmo é de escrever e se expressar.

Outro fator interessante é o controle do usuário: ele determina se sua publicação merece destaque ou não. Jornalistas, Blogueiros e qualquer um que goste de escrever, estão, mais do que nunca, de igual para igual.

Se a moda vai pegar, o tempo responde. Enquanto isso os Jornalistas ainda tentam se localizar na verdadeira revolução causada pelas novas tecnologias, a internet e suas mídias sociais. O que, certamente, é muito bom.

Leitura recomenada, e que inclusive me inspirou a fazer esse post: 5 reasons why web publishing is changing.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top