20 de dez. de 2011
0 comentários

Facebook, Twitter e Google: Restropectiva 2011


Google-Facebook-Twitter-IntergrationO ano de 2011 está com os dias contados. Pouco mais de uma semana e meia nos separam de 2012. E como não poderia deixar de ser, a retrospectiva do ano está sempre presente nesta época de virada. Por isso, fizemos um especial mostrando o que foi tendência na internet neste ano. Descubra os assuntos mais falados no Google, no Facebook e Twitter, tanto no Brasil como no mundo.


Facebook

Não há dúvidas de que um dos assuntos mais comentados na internet em 2011 foi o Facebook. O crescimento monstruoso da rede parece não ter fim. Com seus mais de 850 milhões de usuários pelo mundo, o site chegou com força ao Brasil, e a polêmica sobre sua ultrapassagem ao Orkut rende discussões até hoje. Essa migração, inclusive, trouxe grandes mudanças no comportamento dos usuários. Além das mudanças do layout, que também listei numa postagem anterior no Blog dos Jornalistas.

O Facebook publicou em seu blog oficial no início deste mês os assuntos mais comentados da rede a nível global e nacional. Vale lembrar que este levantamento é feito com base dos termos citados pelos usuários em atualizações de status. Abaixo, você confere o gráfico de assuntos populares no Brasil:

top 10 facebook brasil

Não é difícil perceber que em nosso país, os esportes, sobretudo o futebol, dominaram.

Quando passamos pra nível global, notícias de grande repercussão como operações militares e morte de celebridades, tomaram conta das atualizações de status.

global topics facebook 2011

Twitter

O microblog mais famoso do mundo fez uma divisão diferente para listar os termos mais citados em sua rede neste ano. Os tópicos foram divididos por categorias, e não por locais.

Ao todo foram 14 teorias abordando os mais diversos assuntos. Optei por selecionar cinco categorias, considerando os três termos mais citados dentro de cada uma. A lista completa você confere aqui.

Tecnologia: Mac App Store; Sonny NGP; Guitar Hero

Marcadores: #egypt; #tigerblood; #threewordstoliveby

Notícias Mundiais: Mubarak renuncia; Ataque contra Osama bin Laden; Terremoto no Japão e desastre nuclear de Fukushima

Televisão: Pretty Little Liars; Two and a Half Man; The Craiglist Killer;

Filmes: Thor; The Dark Knight Rises; X-Men: First Class

Música: Rebecca Black and Friday; Nate Dogg; FEMME FATALE

Curiosamente, a morte de Steve Jobs, que repercutiu massivamente pela web, não figurou entre os mais comentados do Twitter.

Google

O principal buscador da internet lançou recentemente seu ZeitGeist 2011, onde mostrou ao mundo os termos mais buscados no site. Além de criar uma página especialmente para o assunto, o gigante de Mountain Ville preparou um vídeo excepcional, e emocionante, para ser sincero.

Assim como o Facebook, a divisão foi feita por local. A nível global, os termos foram estes:

google-zeitgeist-2011

No Brasil, o top10 de pesquisas é o seguinte:

1 - facebook

2 - bbb11

3 - ddtank

4 - rebelde

5 - insensato coração

6 - concursos 2011

7 - tumblr

8 - brasileirão 2011

9 - enem 2011

10 - cordel encatado

Balanço Geral – Observações

Em muitos casos, as mídias sociais não são necessariamente um espaço de discussão exclusiva de assuntos paralelos ao que pauta os grandes meios de comunicação. Muito pelo contrário. A internet propicia a oportunidade para as pessoas acrescentarem o seu ponto de vista a respeito de assuntos de grande repercussão, pontuando elementos esquecidos (ou omitidos) pela imprensa.

A morte de uma celebridade, a queda de um ditador, o resultado da liga esportiva nacional, shows de televisão, etc. Percebemos isso ao concluir que a maioria absoluta dos termos populares nestes três gigantes da internet estão diretamente ligados aos acontecimentos presentes na mídia tradicional.

Dois fatos que particularmente me chamaram a atenção foram: a repetição dos assuntos nas diferentes redes, o que mostra mais uma vez o tanto que as mídias sociais estão alinhadas com as mídias tradicionais; e o fato do termo “facebook” ser o mais buscado no Google aqui no Brasil. (Se cuidem Orkut e Google +)

Por último, não poderia deixar de citar o quanto as redes sociais foram importantes nas revoluções do mundo árabe. Tópicos relacionados ao assunto estiveram entre os mais mencionados globalmente tanto no Twitter quanto no Facebook.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top