14 de jun. de 2012
0 comentários

Qual é o melhor tipo de post para engajar seu público no Facebook?


Engajar seu público no FacebookFoto, vídeo, status, link e perguntas. Qual tipo de conteúdo mais engaja os usuários do Facebook? Na hora fazer um post na rede social, conseguir chamar a atenção e ser relevante é a principal missão do responsável pelo perfil ou fanpage. E para a nossa alegria, trago um relatório sobre o que funciona e o que não funciona na hora de postar na rede de Zuckerberg.

Postar Fotos é a melhor forma de engajar seu público no Facebook


Posts que mais chamam a anteção no Facebook

As Fotos são o tipo de conteúdo que mais engaja os usuários no Facebook, gerando maior número de comentários e curtis. Por outro lado, o menos eficiente são os Links, que curiosamente é a categoria de post mais frequente entre marcas analisadas. O recurso de Pergunta também é satisfatório, promovendo um alto índice de interação com o público.

Os vídeos apresentaram certa resistência dos usuários. De acordo com o relatório, as pessoas tendem a pensar que vídeos postados por marcas não valem a pena o tempo gasto para assisti-los. O mesmo vale para “Flash”, que podem ser vídeos ou outros formatos postados na rede social.

As basiconas Atualizações de Status também não tiveram bons resultados, o que faz sentido, visto que no mar de conteúdo em nosso Feed de Notícias, dificilmente algumas palavras “soltas” iriam se destacar.

Sobre o estudo

O estudo foi realizado pela equipe do blog Social Media Today. A ferramenta usada para monitorar mais de 12 mil marcas foi a Track Social. Entre as marcas analisadas estão algumas gigantes como Starbucks, Heineken e Nike. Foram monitoradas 20.180 publicações no Facebook entre o dia 1 e 31 de maio de 2012. “Engajamento” foi considerado as opções de curtir, comentários e respostas (para Perguntas), sendo que cada um valia um ponto, como observamos na imagem lá em cima.

Opinião

Não existe fórmula mágica. Existe esforço, estudo, planejamento e trabalho duro. Nenhuma pesquisa sobre “o que é melhor para isso ou aquilo” deve ser seguida religiosamente, pois cada estratégia de mídia social tem suas particularidades. Mas obviamente, as informações reveladas pelo estudo são muito válidas para nos auxiliar na escolha do formato ideal de post no Facebook.

Observo gigantes da internet como o Mashable, por exemplo, postarem notícias no Facebook usando fotos com o link na legenda.  Certamente não é por acaso que eles fazem isso.

O Facebook é dinâmico e aceita vários formatos de publicação. Conhecer seu público e experimentar diferentes maneiras de interagir com ele é essencial para alcançar o sucesso.

Mais dicas para usar melhor o Facebook

Buscando a excelência na administração de sua marca no Facebook, você também pode conferir outros posts úteis que já escrevi na Coluna Digital.

- Melhor hora para postar no Facebook, Twitter e Tumblr, de acordo com o Bit.ly

-
Dicas para fanpages: Agendar post, gerenciar cargos e público alcançado

-
Ebook gratuito ensina a criar e otimizar anúncios no Facebook

-
O que não fazer no Facebook - 11 comportamentos estranhos

-
Como excluir fotos e gerenciar álbuns no Facebook

-
Jornalismo no Facebook: Colaboração entre veículo e público


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top